Cáritas leva “Esperança” a Braga na Semana de Formação
A Cáritas Portuguesa, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Braga, promove de 16 a 19 de setembro, no Espaço Vita, em Braga, a VII Semana de Formação Cáritas, subordinada ao tema “Esperança em Ação”. São esperados cerca de 150 participantes da rede nacional, ao longo da semana. A conferência de abertura, a 16 de setembro, às 21h00, com o padre José Miguel Fraga, é aberta ao público.
O encontro reúne os diferentes níveis de intervenção da Cáritas — nacional, diocesano e paroquial — em torno de um programa de formação que pretende aprofundar a identidade da rede, reforçar a sua capacidade de resposta e fomentar a partilha de experiências com momentos formativos, conferências e debates. Em cima da mesa estarão, por exemplo, reflexões sobre a gestão financeira das instituições sociais, a gestão de recursos humanos com foco na felicidade no trabalho e manutenção de talento, ou até a temática da violência doméstica, nomeadamente como a compreender para intervir.
A Semana de Formação integra o Plano Estratégico da Cáritas em Portugal, sendo um momento essencial para o desenvolvimento institucional e o fortalecimento da missão da Cáritas, em sintonia com a sua presença em Portugal e no mundo. “Num tempo marcado por profundas transformações sociais, económicas e políticas, a rede nacional Cáritas é chamada a dar resposta a novos desafios que se fazem sentir em todo o país. A Semana de Formação Cáritas surge, assim, como um espaço privilegiado de encontro e de partilha, onde se procuram caminhos comuns e metodologias inovadoras capazes de potenciar recursos, criar sinergias e reforçar a qualidade da ação social da Igreja Católica em Portugal”, elucida Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa.
A Cáritas em Portugal conta com a dedicação de mais de 1.500 colaboradores nas 20 Cáritas Diocesanas e o contributo de cerca de 5.000 voluntários.