Missão | Visão | Valores
Missão
A Cáritas Arquidiocesana de Braga é um serviço da Igreja, que atua na área geográfica da Arquidiocese, para a promoção da ação social. Apoia na formação de agentes pastorais e na criação e acompanhamento de grupos sócio-caritativos nas comunidades locais. Visa a assistência, a promoção da autonomia e o desenvolvimento de cada ser humano. Trabalha para uma sociedade mais justa e fraterna, onde as pessoas que são atingidas por qualquer forma de pobreza, exclusão social e emergência podem participar e ter oportunidades, sem olhar as crenças, culturas, etnias ou origens.
Visão
Alcançar a autonomia das comunidades na promoção da caridade e no desenvolvimento social. Erradicar a pobreza e a exclusão social com base na cooperação e no trabalho em rede.
Valores
Catolicidade – orienta toda a sua ação com base na Doutrina Social da Igreja.
Solidariedade – incentiva a partilha como meio para a construção do Bem-Comum.
Radicalidade – atua na raiz dos problemas de modo a promover o “empowerment” da pessoa humana.
Proximidade – aproxima-se das pessoas respeitando-as na sua identidade e coopera na resolução dos seus problemas.
Universalidade – recebe todas as pessoas independentemente da sua nacionalidade, etnia, religião ou origem social, e olha para todas as problemáticas como desafio à ação, agindo de acordo com a igual dignidade das pessoas.
Caridade – vincula a ação à dimensão do amor ao próximo na assistência, promoção e desenvolvimento.
Resenha Histórica
A Cáritas Arquidiocesana de Braga foi fundada a 22 de Fevereiro de 1949 sob a alçada do Arcebispo Primaz D. António Bento Martins Júnior. Era na altura assistente eclesiástico, o Cónego Veloso.
A Cáritas de Braga nasceu com o mesmo intuito que a Cáritas Portuguesa: – recebia crianças vindas da Guerra – receção e distribuição de alimentos que vinham dos EUA.
A Cáritas Arquidiocesana de Braga nasceu com uma vertente assistencialista. No entanto, novos desafios e prioridades estratégicas têm contribuído para novas apostas. A Cáritas tem voltado o seu enfoque de atuação para a promoção da inclusão social e profissional através do desenvolvimento de competências sociais e profissionais das pessoas em situação de carência ou de privação de recursos e bem estar social.
É membro federado da Cáritas Portuguesa e está registada na direção Geral da Ação Social como Instituição Particular de Solidariedade Social reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.
Política de Qualidade
Defende a ação social de proximidade como forma de capacitar a autonomia das Comunidades.
Privilegia o trabalho em rede na sua atuação, promovendo a corresponsabilização e a participação activa dos seus utentes na definição de um projeto de vida, que vise a prevenção da dependência e/ou superação da emergência, para o reforço da autonomia pessoal.
A Cáritas Arquidiocesana de Braga assume o compromisso com a Qualidade como uma prioridade total nas relações com os seus utentes, colaboradores e fornecedores. Tal implica um esforço de melhoria contínua para obter metas de excelência na satisfação dos seus utentes.
Objetivos da Qualidade
- Reforçar a comunicação interna e externa da Organização
- Garantir a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade
- Alargar as parcerias promovendo o trabalho em rede
- Envolver os utentes na construção/reformulação do seu projeto de vida
- Melhorar continuamente a prestação de serviços, com vista à satisfação dos utentes
- Promover ações de formação que permitam o aumento das competências
- Incentivar a criação e a consolidação de grupos de ação social nas Comunidades