O programa Incorpora da Fundação ”la Caixa” estende a sua rede de apoio para dar resposta ao desemprego de pessoas vulneráveis em todo o território de Portugal continental
- O programa, que tem como objetivo contribuir para promover a contratação por empresas portuguesas de pessoas em risco ou situação de exclusão, anuncia o aumento de 44 para 58 entidades apoiadas em Portugal;
- O programa oferece às entidades selecionadas o acesso e formação no método Incorpora, assim como uma contribuição a fundo perdido no valor de 30 000 € por ano;
- Até agora, o programa Incorpora já apoiou a criação de mais de 2000 postos de trabalho com a colaboração de mais de 700 empresas.
O programa Incorpora da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), estende a sua presença a todo o território português, aumentando em cerca de 35% a rede de entidades apoiadas no país.
Deste modo, as 58 entidades sociais que fazem parte da Rede Incorpora Portugal poderão dar resposta a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade em todos os distritos de Portugal continental.
Até agora, o programa Incorpora já apoiou a criação de mais de 2000 postos de trabalho com a colaboração de mais de 700 empresas.
Os beneficiários apoiados pela Rede Incorpora são jovens NEET (não estudam nem trabalham), desempregados de longa duração, com mais de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica, imigrantes, pessoas com deficiência ou incapacidade e, agora, pessoas cuja vida profissional foi afetada pela pandemia.
As entidades sociais selecionadas comprometem-se a dispor de um técnico de acompanhamento, responsável por dar apoio personalizado aos beneficiários, acompanhando-os antes e durante o processo de contratação, bem como de um técnico de prospeção empresarial, que deverá identificar e visitar empresas, procurando oportunidades de trabalho para os beneficiários.
Os técnicos são figuras essenciais para que o programa tenha êxito. Os técnicos de acompanhamento, mais do que identificar as capacidades profissionais de cada indivíduo, têm como missão trabalhar o comportamento, a autoestima e a confiança de cada um. Por outro lado, os técnicos de prospeção têm como missão mostrar às empresas as vantagens e a importância de dar uma oportunidade a estes perfis.
Toda a informação necessária sobre o programa pode ser encontrada na página web do programa Incorpora Portugal em https://pt.incorpora.org/.
As entidades recentemente selecionadas para fazer parte da Rede Incorpora são:
Distrito de Aveiro
- Cáritas Diocesana de Aveiro
- Santa Casa da Misericórdia de Espinho
Distrito de Braga
- Cáritas Arquidiocesana de Braga
- ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social
- Cruz Vermelha Portuguesa
Distrito de Bragança
- CERCIMAC – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados
Distrito de Leiria
- Cáritas Diocesana de Leiria- Fátima
Distrito de Portalegre
- Cáritas Diocesana Portalegre-Castelo Branco
- Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior
Distrito de Santarém
- Associação CEEONINHO
- SEA – Social Entrepreneurs Agency
- Associação Ares do Pinhal
Distrito de Viana do Castelo
- Gabinete Social de Atendimento à Família – GAF
Distrito de Vila Real
- Cáritas Diocesana de Vila Real
Atualmente
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no CaixaBank. Em 2019, destinou 20 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos, e de divulgação cultural e científica. A Fundação ”la Caixa” mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.